Por que a terceirização dos serviços de TI esta em alta?

Empresas de diversos portes e segmentos optam cada vez mais pela terceirização dos serviços de TI. As organizações precisam lidar com diferentes necessidades de consumo e explorar novos modelos de negócios. Considerado decisão estratégica, o outsourcing oferece diversas vantagens. Listamos algumas algumas delas para justificar a grande demanda por esse serviço.

Redução de custos

A terceirização dos serviços de TI cresce no Brasil impulsionada principalmente pelo cenário de crise econômica. Nesse momento, grande parte das empresas estão buscando reduzir custos recorrentes e focar seus recursos no essencial para seus negócios, o que aumenta sua produtividade e competitividade no mercado. O outsourcing otimiza essa estratégia.

Não precisa manter uma equipe interna

Muitas empresas têm uma quantidade grande de processos comunicacionais, mas não contam com profissionais suficientes para atender esses serviços. A terceirização de TI é a oportunidade para suprir a demanda sem precisar manter um departamento interno.

Melhoria e automatização dos processos

Outro motivo pelo qual a terceirização tem sido muito procurada é o fato de proporcionar a diversas organizações a melhoria e automatização dos seus processos. Ao transferir suas demandas tecnológicas a empresas especializadas, é possível garantir mais qualidade e agilidade dos serviços.

Atendimento rápido e adequado

A empresa que opta pela terceirização dos serviços de TI consegue escalabilidade em termos de atendimento, já que pode contar com equipes dedicadas em horários flexíveis. Tudo isso sem precisar se preocupar com recrutamento e seleção dos profissionais.

Acesso a inovações e melhorias

Por estarem mais engajadas ao mercado de TI, as empresas de outsourcing podem propor melhorias de processos e investimentos em inovações. Em geral, as prestadoras atuam com clientes de diversos segmentos e portes e oferecem um intercâmbio de soluções: quando aplicam algo que dá certo para um, podem sugerir a outro numa ocasião semelhante. Isso permite à contratante investir em processos e atividades mais assertivas e com melhor aceitação no mercado.

Segurança dos dados

A preocupação com a segurança dos dados leva diversas empresas a investir na terceirização de TI. Ao mesmo tempo que as transformações tecnológicas oferecem diversas oportunidades de negócios, também facilitam o aparecimento de ameaças, como vírus que causam diversos prejuízos às organizações. Contar com uma empresa de referência ajuda a manter os dados em segurança e evitar ataques.

Bom gerenciamento dos serviços de TI

A terceirização dos serviços de TI tem se tornado tendência também porque permite a gestão eficiente do sistema. Com a ajuda de um parceiro tecnológico experiente e altamente qualificado, é possível obter mais funcionalidade. Sem contar que ele está preparado para apontar manutenções e restaurações quando necessário, evitando problemas sistêmicos que interfiram no andamento das atividades corporativas.

Como investir em terceirização dos serviços de TI?

Entender a necessidade de sua empresa é o primeiro passo para investir em terceirização dos serviços de TI com mais assertividade. Atente-se às oportunidades, quais os processos críticos que precisam ser aprimorados ou realizados, entre outros pontos relevantes. Ao delimitar o seu cenário atual, projete as expectativas futuras, ou seja, os resultados que deseja alcançar por meio do outsourcing.

O segundo passo muito importante é encontrar uma empresa bem qualificada que possa atender as suas expectativas de desenvolvimento. Durante a pesquisa, avalie referências, cases e se a prestadora considera a estrutura organizacional dos seus clientes para prestar atendimento personalizado e ajudá-los a alcançar os objetivos traçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *